preload

Cinco Dicas para Superar a Crise

Por ZOOM Comunicação

Postado em 20/03/2017

As estratégias para superar a crise convergem para um eficiente trabalho de Comunicação.  Qualquer atitude ou ação para retomar o crescimento terá que, necessariamente, passar por um processo de comunicação.  A retração do faturamento, qualquer que seja seu negócio, é o primeiro indício e, já suficiente, para VOCÊ, simplesmente, seguir o primeiro dos cinco passos sugeridos abaixo para superar a crise. Confira:

1 – PARE E OBSERVE – VOCÊ precisa compreender porque não está crescendo e-ou o motivo que gerou a redução do lucro. Nada de ansiedade. Não ajudará. Muitos cientistas já consideram a ansiedade o mal do século. A etapa é simples. Interrompa o que está fazendo e observe. Monitore todo o processo do seu negócio para identificar a possibilidade de alguma ruptura no sistema e-ou algum colaborador com em baixa produtividade ou dificuldade. A inexistência de problema nesses casos não é motivo para desespero. Pelo contrário, é sinal que a empresa continua funcionando bem. O foco deve ser direcionado para fora da empresa, visando identificar possíveis causas, como queda de qualidade nos produtos e-ou serviços, novos concorrentes, mudanças na legislação e problemas econômicos da empresa ou do mercado, entre outras situações.

2 –  COMPREENDER PARA PLANEJAR – É fundamental entender causa que impacta o negócio, pois propiciará conhecimento para planejar ações para reverter a situação. VOCÊ deve conversar com sua equipe sobre a situação e discutir as causas identificadas, solicitando sugestões para alinhar um planejamento.

#conhecimentoparainovar

3 – ESTRATÉGIAS – As  causas, as sugestões e o levantamento feito durante  o processo de identificação é o briefing perfeito para elaborar um planejamento adequado de comunicação. Estude as informações, cuidadosamente, visando estabelecer as corretas estratégias para retomar o crescimento. É importante definir quem será o responsável por cada etapa, o tempo previsto e as metas para posterior avaliação dos resultados.

4 –  ENVOLVIMENTO – De nada adiantará todo o processo até aqui, se a implementação do planejamento não contar com a completa participação dos colaboradores e, quando necessário, dos fornecedores, parceiros, ou seja, os stakeholders envolvidos para garantir a efetivação das ações.

#comunicacaoemmovimento

5 – COMUNICAÇÃO – A comunicação abrange qualquer processo do negócio. É impossível dar um passo sem se comunicar. A eficácia da retomada do crescimento está diretamente relacionada com a comunicação interna para garantir colaboradores dispostos a participarem e a comunicação externa, envolvendo as ferramentas e plataformas mais indicadas para retomar os resultados.

A comunicação é um processo em etapas. A execução de cada ação requer a seleção e implementação das fases com o uso eficaz de ferramentas e plataformas adequadas para cada caso.

#comunicacaoeinvestimento

É preciso ter claro que uma comunicação efetiva requer investimento e comunicadores qualificados para proporem planejamentos conforme os recursos disponíveis.  O resultado e-ou o lucro estão diretamente ligados a uma comunicação diária eficaz com os diversos públicos. O investimento é variável e pode ser adaptado conforme a realidade do negócio.

#estrategias #focoeresultados

Em: home

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

COMO TRANSFORMAR SEGUIDORES DE REDES SOCIAIS EM CLIENTES

In home, Posts
Posted on out 04 2017 at 09:49

Estar nas redes sociais é muito mais do que se relacionar com seus clientes. De [...]

Read More

Gestão de risco e gerenciamento de crise

In home, Posts
Posted on set 25 2017 at 16:24

A existência de crises ao longo da história é natural, contudo, passou a ser mais [...]

Read More

A REINVENÇÃO DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E DA RELAÇÃO JORNALISTAS E ASSESSORES DE IMPRENSA

In home, Posts
Posted on set 18 2017 at 16:27

Se por um lado, a sociedade está mudando, constantemente, a forma de se comunicar, por [...]

Read More