preload

3 Passos para Estabelecer a Identidade Corporativa Empresarial

Por ZOOM Comunicação

Postado em 29/01/2018

A construção da cultura organizacional requer o estabelecimento de uma identidade corporativa, definida por meio da missão, visão e valores, sendo determinante para a estratégia do negócio.
– Missão: Deve orientar os objetivos institucionais pelos quais a organização foi criada, à medida que representa a sua razão de existir. Algumas perguntas como: “O que a empresa faz”; “Pra quem deve fazer”; “Como deve fazer”; “Qual a responsabilidade social a empresa possui” podem auxiliar na definição da missão.
– Visão: Deve representar o objetivo da empresa, demonstrando o que deseja para o futuro e como conquistará. É como se fosse um ponto de chegada ou uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar em longo prazo.
– Valores: Representam os princípios, crenças e atitudes que dão personalidade para empresa e definem sua ética de atuação. Os atributos mais valorizados para a construção do valor da organização são ética, responsabilidade social, competência, compromisso etc.
O próximo passo é analisar se a identidade corporativa definida condiz com a realidade da organização. Caso isso não ocorra, é hora de ligar o alerta vermelho. Como já falamos anteriormente, quando os valores essenciais estão equivocados e se chocam com os valores reais, menor é o grau de comprometimento entre os colaboradores, tornando maior a probabilidade de a empresa fracassar na missão e visão propostas, ficando vulnerável ao mercado de negócios.

Investir em ferramentas e ações que repercutem a identidade corporativa da instituição, alinhando a identidade com a cultura, garante maior estabilidade de mercado e reconhecimento. Algumas ferramentas como endomarketing, gestão de pessoas e de negócios e, principalmente, o fortalecimento da comunicação interna, auxiliam na busca pelo alinhamento cultural.
A cultura organizacional representa a força que uma organização tem em relação a seus concorrentes. Uma empresa que deseja se destacar no mercado, deve entregar mais que produtos e serviços, é primordial se tornar visível.

Tags:, , , , ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

VANTAGENS DO INVESTIMENTO EM SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

In home, Posts
Posted on fev 14 2019 at 17:04

Você já conhece o conceito de sustentabilidade, muito provavelmente, mas, será que  já ouviu falar [...]

Read More

ZOOM COMUNICAÇÃO INVESTE EM CAMPANHA DO BEM PARA CELEBRAR DEZ ANOS DE MERCADO

In home, Posts
Posted on fev 04 2019 at 10:02

A ZOOM Comunicação completa dez anos de história e preparou uma programação especial anual. A [...]

Read More
buy persona

A importância de ter a sua buyer persona bem definida

In home, Posts
Posted on jan 25 2019 at 16:48

Você sabe o que é buyer persona?  O buyer persona é a representação do seu [...]

Read More