preload

17 dicas sobre como se preparar para entrevista

Por ZOOM Comunicação

Postado em 23/05/2017

Falar em público pode ser um desafio, quando você desconhece como os veículos de comunicação funcionam. O bom resultado requer entender o processo diário da mídia e como você pode se tornar útil para a imprensa, ao gerar oportunidades que aumentarão a visibilidade de seu nome e-ou da sua empresa.

O primeiro passo para se tornar fonte para a imprensa é entender como os jornalistas trabalham. As redações estão cada vez menores e, por isso, demandam agilidade em retorno sobre solicitações de entrevistas. Geralmente, o prazo é bem curto. Não se deve culpar o jornalista por essa situação, pelo contrário, é importante demonstrar que você pode ser uma alternativa, quando precisar de algum assunto relacionado sobre sua especialidade.

Confira algumas dicas que podem ajudar a se tornar fonte fiel da imprensa:

1- Evite termos técnicos. Caso seja necessário, esclareça rapidamente o que significa

2- Caso você tenha uma assessoria de imprensa e receba ligação diretamente do jornalista, peça que ele faça contato com o seu assessor para evitar que te pegue desprevenido e force uma entrevista indesejada

3- Evite mencionar amizades com diretores ou chefes do veículo e não ofereça presentes ou gratificações em troca da publicação da reportagem

4- Seja objetivo e claro na entrevista, evitando inserir dois conteúdos numa mesma resposta

5- Caso seja importante explicar algo sobre a situação, tenha cuidado para não fugir da resposta

6- Quanto mais objetivo e claro for, mais fácil será inserir conteúdo de seu interesse e mais difícil fazer edições negativas sobre o assunto

7- Se não entender a pergunta, peça que o jornalista a explique. Evite responder, quando ficar em dúvida sobre o que foi perguntado

8- Evite muletas durante a entrevista, como “É”, “ah”, “néh”

9- Caso não tenha a informação solicitada, diga que não sabe. Evite responder quando não tiver certeza. Se a informação não é de sua área de atuação, explique que não é do seu conhecimento

10- Pesquise ao máximo sobre o assunto que será abordado. Embora não seja obrigado a responder perguntas fora de sua área de atuação, ter o maior número de informações, revela que você é uma fonte informada e confiável

11- Nunca peça para ver a matéria antes de editada e nem para o jornalista enviar por e-mail. Existem serviços de clipping para isso

12- Espere sempre o repórter perguntar e depois responda. Evite falar junto ou interrompê-lo

13- Dados e pesquisas devem ser mencionados com a fonte das informações para serem bem aproveitados pelo repórter

14- Evite mencionar ao repórter sobre outras entrevistas já concedidas para outros veículos ou outros repórteres do mesmo jornal

15- Nunca adote um discurso comercial para uma entrevista jornalística. O repórter pode entender que você está usando o veículo para fazer propaganda do negócio

16- Se perceber que a entrevista está ficando muito superficial e que é possível incluir outras informações de interesse público, responda a pergunta e complemente com as informações adicionais, como sugestão com os auxiliares “É importante destacar que”, “Vale lembrar que”, “Uma dica é”

17- Não existe off. Nunca passe uma informação que você não quer que seja publicada.

Ainda vale recomendar que jornalista não tira folga. Você é sempre fonte e o jornalista sempre jornalista, mesmo que se encontrem por acaso em algum evento.

Tags:, , , , , , , , ,
Em: home

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

COMO TRANSFORMAR SEGUIDORES DE REDES SOCIAIS EM CLIENTES

In home, Posts
Posted on out 04 2017 at 09:49

Estar nas redes sociais é muito mais do que se relacionar com seus clientes. De [...]

Read More

Gestão de risco e gerenciamento de crise

In home, Posts
Posted on set 25 2017 at 16:24

A existência de crises ao longo da história é natural, contudo, passou a ser mais [...]

Read More

A REINVENÇÃO DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E DA RELAÇÃO JORNALISTAS E ASSESSORES DE IMPRENSA

In home, Posts
Posted on set 18 2017 at 16:27

Se por um lado, a sociedade está mudando, constantemente, a forma de se comunicar, por [...]

Read More